No Dia Mundial da Malária, ExxonMobil completa 15 anos de luta contra a malária

ExxonMobil terá investido mais de 140 milhões de dólares americanos no controlo e prevenção da malária desde 2000

  • Novos financiamentos apoiam programas de pesquisa, tratamento, prevenção e capacitação para lutar contra a malária
  • Os parceiros da ExxonMobil treinaram quase meio milhão de profissionais de saúde e distribuíram mais de 13 milhões de mosquiteiros, 2 milhões de testes de diagnóstico rápido e 2 milhões de doses de tratamentos anti-maláricos
Apr 24, 2015 - 12:39 PM EDT

Dateline:

IRVING, Texas

Public Company Information:

NYSE:
XOM

IRVING, Texas--(BUSINESS WIRE)--A ExxonMobil anunciou hoje que disponibilizará 10 milhões de dólares americanos em novos financiamentos para marcar o Dia Mundial da Malária, dando continuidade ao compromisso de 15 anos da empresa na luta contra a malária, uma doença que é evitável e tratável, mas que ainda mata mais de meio de milhão de pessoas todos os anos.

Os financiamentos deste ano da ExxonMobil e da Fundação ExxonMobil patrocinam uma série de programas de pesquisa, educação, apoio e tratamento que visam reduzir o impacto económico e humano da malária. Vários financiamentos centram-se no desenvolvimento de lideranças e capacitação de recursos humanos no sector da saúde nos países e nas comunidades que não têm sistemas de saúde adequados para lutar contra a malária e outros desafios na área de saúde.

“Nos últimos 15 anos, a ExxonMobil tem sido um parceiro que se orgulha do esforços para criar um futuro sem malária”, afirmou Suzanne McCarron, directora-geral de assuntos públicos e governamentais da ExxonMobil e presidente da Fundação ExxonMobil. “Estamos empenhados em investir em ferramentas, conhecimentos e capacitação de recursos humanos que irá nos permitir lutar e eventualmente eliminar esta doença. Agora mais do que nunca, é evidente que é fundamental reforçar os sistemas de saúde para atingir esse objectivo.”

Os esforços para reduzir a incidência da malária estão a ter impacto. Desde 2000 as taxas de mortalidade da malária caíram para quase metade no mundo todo, e os casos de malária em África diminuíram em mais de um terço. No entanto, a recente resistência aos medicamentos anti-maláricos e a resistência a insecticidas ameaçam o progresso global na luta contra a doença, o que torna o investimento contínuo em ferramentas e abordagens inovadoras mais importante que nunca.

O apoio da ExxonMobil na luta contra a malária inclui investimentos em pessoas que lutam contra esta doença sob todos os ângulos. Além de proporcionar milhões de mosquiteiros, testes de diagnóstico e medicamentos, a ExxonMobil e seus parceiros treinaram cerca de 500.000 profissionais de saúde para manterem as comunidades em risco vigilantes em relação a esta doença. A ExxonMobil também financia organizações que se dedicam à pesquisa para enfrentar o desafio crescente da resistência a medicamentos anti-maláricos e a insecticidas e acelerar o desenvolvimento de novos tratamentos. Para desenvolver a nova geração de líderes a enfrentar a malária, a ExxonMobil apoia oportunidades de educação e formação para jovens interessados em saúde mundial.

“A malária é um desafio complexo e é fundamental que haja uma forte abordagem multidisciplinar para impulsionar o progresso na luta contra esta doença”, declarou o Professor Andrew Hamilton, vice-reitor da Universidade de Oxford. “Desde 2011 a ExxonMobil apoia bolsas de estudo da Oxford que preparam mentes jovens e brilhantes do mundo todo para enfrentar desafios urgentes de saúde global, incluindo a malária. Este compromisso de desenvolver futuros líderes é incalculável.”

As organizações financiadas pela ExxonMobil 2015 na luta contra a malária, e empenhadas em reforçar a capacidade dos sistemas de saúde para tratar a doença incluem:

  • Worldwide Antimalarial Resistance Network para aprofundar a pesquisa sobre o surgimento da resistência a medicamentos anti-maláricos e facilitar a colaboração mundial entre os cientistas que acompanham a sua propagação.
  • Africare para formar e apoiar voluntários de comunidades e profissionais de saúde para falare sobre a prevenção da malária em visitas porta a porta.
  • Universidade de Oxford para proporcionar bolsas de estudo a jovens líderes promissores na área da saúde para o Mestrado de Ciência em Saúde Internacional e Medicina Tropical.
  • Jhpiego para fortalecer a capacidade dos agentesde saúde e voluntários das comunidades, para prevenir e tratar a malária, principalmente entre as mulheres grávidas.
  • Grassroot Soccer para utilizar o poder de reunião do futebol para envolver e educar os jovens sobre a malária e outras questões de saúde.
  • Seed Global Health para disponibilizar médicos voluntários em áreas com acesso limitado a serviços de saúde para ajudar a formar a próxima geração de profissionais de saúde.

Outros beneficiários de financiamentos em 2015 incluem a Accordia Global Health Foundation; Coligação Comunitária de Negócios dos Camarões contra a Malária, Tuberculose e SIDA; Global Health Corps; Escola de Saúde Pública de Harvard; Medicines for Malaria Venture; Malaria No More; The Mentor Initiative; PATH Malaria Vaccine Initiative; Population Services International; e a President’s Malaria Initiative.

Para marcar o Dia Mundial da Malária, a ExxonMobil está a colaborar com os respectivos parceiros em vários países incluindo Angola, Camarões, Chade e Nigéria para sensibilizar a opinião pública sobre a malária e para combater a sua propagação em comunidades de maior risco. As actividades e os eventos planeados incluem seminários de educação e testes, feiras de saúde, reuniões e campanhas nos meios de comunicação social sobre a prevenção e tratamento da malária.

Com investimentos de mais de 140 milhões de dólares americanos desde 2000, a ExxonMobil é a principal financiadora do sector privado da luta contra a malária. A empresa baseia-se na sua experiência de negócios e de rede para fortalecer as iniciativas em saúde global, e os programas financiados pela ExxonMobil já chegaram a cerca de 125 milhões de pessoas. O seu Programa de Equipa de Controlo da Malária proporciona ferramentas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento aos seus colaboradores e às comunidades vizinhas e é um modelo para outras iniciativas de controlo da malária.

Sobre a ExxonMobil

A Exxon Mobil Corporation, a maior empresa internacional de capital aberto de petróleo e gás, utiliza tecnologia e inovações para ajudar a responder às crescentes necessidades mundiais de energia. A ExxonMobil participa de uma série de actividades filantrópicas que promovem a educação, com foco nas disciplinas de Matemática e Ciências nos Estados Unidos, promovem as mulheres como catalisadoras do desenvolvimento económico e lutam contra a malária. Em 2014, junto com seus funcionários e aposentados, as divisões e filiais da ExxonMobil e a Fundação ExxonMobil proporcionaram 279 milhões de dólares americanos em contribuições a nível mundial. Mais informações sobre as parcerias comunitárias e os programas de contribuições da ExxonMobil estão disponíveis em www.exxonmobil.com/community.

Contact:

ExxonMobil
Media Relations, 972-444–1107

Multimedia Files:

Watch this video
World Malaria Day 2015
Preview image
(Graphic: Business Wire)
Preview image